segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lá no Maciço do Urucum.....

O Maciço do Urucum é um lugar daqueles que pode ser considerado fantástico. Considerada a terceira maior mina de minério de ferro do mundo o lugar reúne algumas peciliaridades: a maior concentração de orquídeas de Mato Grosso do Sul é observada na região, campos de altitude acima de 800 metros, espécies endêmicas e ainda uma vista exuberante da planície pantaneira.

Echinopsis calochlora é uma daquelas espécies que no Brasil somente podem ser encontradas no Maciço do Urucum. Não é endêmica, ocorre também na Bolívia na região da Chiquitania.


Exemplar de Echinopsis calochlora K. Schum. em condições naturais no Maciço do Urucum, 800 m.s.m. Foto: Carlos Rodrigo Lehn.

Ao mesmo passo que reúne espécies endêmicas a região passa por profundas transformações. Com a ampliação das áreas de lavra, as cotas superiores do maciço estão sendo "roçadas" e alguns pontos, literalmente, estão diminuindo de altitude.

Alguns estudos, voltados para a biologia das espécies podem contribuir para o estabelecimento de estratégias que visem à conservação das mesmas, vêm sendo realizados desde 2010. Vamos torcer para que estas áreas permaneçam intactas e para que assim estes estudos possam ser finalizados.

O que acontecerá depois..........serão as cenas dos próximos capítulos!

Carlos Rodrigo Lehn
Coxim, 27/06/2010, 20h59.


Nenhum comentário:

Postar um comentário